top of page

Ações Educativas na prevenção das Ectoparasitoses mais comuns nos seres humanos.

O projeto

O projeto

O projeto foi realizado levando-se em consideração a caracterização socioeconômica e cultural dos moradores do bairro São João, após se constatar que um considerável número de alunos do Colégio Estadual Dr. Luiz Vieira, situado na Rua Acácia, no bairro São João em Telêmaco Borba (Fotografia 01), Paraná, residem em uma área geográfica do município que apresenta condições precárias de saneamento básico e higiene, e moradia inadequada.

O projeto foi desenvolvido em uma turma de 7º ano com 21 alunos, visto que é nessa série que o assunto é abordado e que o mesmo é trabalhado de maneira superficial, pois os livros didáticos que servem como material de apoio para o professor, pouco falam sobre o tema.   Nesse sentido investigou-se o que os alunos sabiam a respeito do tema proposto – “Ações Educativas na prevenção das ectoparasitoses mais comuns em seres humanos”, para compreender o que era relevante ensinar-lhes.

Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino de Ciências do Estado do Paraná:

"A apropriação do conhecimento científico pelo estudante no contexto escolar implica a superação dos obstáculos conceituais. Para que isso ocorra, o conhecimento anterior do estudante, construído nas interações e nas relações que estabelece na vida cotidiana, num primeiro momento, deve ser valorizado". (DCEs, 2008, p. 60)

Com base nesse contexto investigou-se o conhecimento prévio do educando de modo a inseri-lo no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. Para que isso ocorresse, coube ao professor atuar como mediador entre o conhecimento prévio do aluno e o conteúdo que lhe foi ensinado, utilizando práticas pedagógicas e estratégias metodológicas adequadas à realidade desse aluno.

Ações Educativas na prevenção das ectoparasitoses mais comuns em seres humanos.

Ações Educativas na prevenção das ectoparasitoses mais comuns em seres humanos.

Fotografia 01 - Col. Est. Dr. Luiz Viera e Bairro São João

Fonte: O Autor

bottom of page